Mais de uma centena e meia de especialistas e académicos da área das bibliotecas, sobretudo professores bibliotecários, estiveram reunidos nas II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lamego (RBL) que decorreram no Teatro Ribeiro Conceição, nos dias 17 e 18 de fevereiro, com o objetivo de refletirem e partilharem ideias sobre os desafios que se colocam hoje em dia a estas instituições “face às diversas literacias”. Formalizada em 2012, a Rede de Bibliotecas de Lamego é constituída por diferentes realidades, mas que "confluem para o enriquecimento documental e para a criação de um projeto comum".

"A Biblioteca na Era Digit@l" foi o mote para a reflexão e discussão destas segundas jornadas que juntou muito público, para além de professores bibliotecários, docentes e bibliotecários municipais. Entre os oradores convidados, estiveram presentes em Lamego Francisco José Viegas, escritor e antigo secretário de Estado da Cultura, e Teresa Calçada, antiga vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.

No final do primeiro dia do encontro, também houve um jantar-convívio em que o prato forte foi o tema "Livros e Leituras". No dia seguinte, estas jornadas "abriram-se" ao grande público com a realização de 12 oficinas que abordaram uma grande diversidade de temáticas, nomeadamente a narração oral, do conto à radionovela, a gastronomia e a fotografia, a escrita criativa e a construção de bibliotecas digitais, entre outras. Os jovens alunos do Grupo Coral da Escola Secundária Latino Coelho também tiveram uma participação ativa ao assegurarem os momentos culturais das jornadas.

Save

Save

Save

Save

Save

Save